Trilha e Rapel na Pedra da Tartaruga

Para quem gosta de trilha, atividades ao ar livre e visual de tirar o fôlego, o Rio de Janeiro é sempre uma boa pedida. Na cidade Maravilhosa existem inúmeras opções para os aventureiros de plantão ou para aqueles, que assim como nós, se arriscam nos finais de semana.

Vista da Pedra da Tartaruga com minha Macboot

No dia 05 de março de 2017, a convite do Desbravando Rio, uma agência de turismo especializada em trilhas, esportes radicais e viagens de ecoturismo, fomos conhecer a Trilha da Pedra da Tartaruga, na Barra de Guaratiba. Localizada dentro do Parque Estadual da Pedra Branca, a Pedra da Tartaruga fica entre a Praia de Grumari e a Praia da Barra de Guaratiba, na Zona Oeste carioca. Uma trilha famosa pelo visual deslumbrante das praias selvagens da Barra e de Guaratiba.

Pedra da Tartaruga

A trilha começa bem cedo, por volta das 5 horas da manhã, com objetivo de aproveitar a trilha mais vazia e assistir ao nascer do sol. Como moramos do outro lado da ponte, tivemos que acordar bem cedo para chegar na Praia da Barra de Guaratiba, onde foi o nosso ponto de encontro.

Mirante – Vista da Praia da Barra de Guaratiba às 5hs da madruga

Apesar de nunca termos ido a Barra de Guaratiba, achamos o local facilmente. Fomos guiados pelo Google Maps e levamos em torno de 1:30hs para chegar ao ponto de encontro. A equipe do Desbravando Rio nos recebeu muito bem e o Luiz Gama fez o nosso guiamento, cara super simpático e atencioso. Nosso grupo era pequeno, estávamos em 7 pessoas, o que eu acho ótimo para esse tipo de atividade porque permite um maior entrosamento e atenção da parte dos guias.

A trilha dura entre 40 minutos a 1:15h (dependendo do ritmo do grupo) para chegar até ao topo da Pedra da Tartaruga. A trilha é de intensidade moderada, começando com uma escadaria, já na área de mata o terreno é acidentado com erosões, algumas subidas íngremes e partes escorregadias.

Trilha da Pedra da Tartaruga

Já no meio da trilha podemos vislumbrar a Pedra da Tartaruga e o sol começando a nascer, deixando o céu com uma coloração alaranjada linda. Paramos várias vezes ao longo do caminho para tirar fotos do visual maravilhoso daquele lugar.

Nascer do Sol na Trilha da Pedra da Tartaruga

Luiz Gama do Desbravando Rio registrando o momento

Ao chegar ao topo da Pedra da Tartaruga, todo o esforço é recompensado com uma vista deslumbrante das praias que rodeiam a Pedra, de todos os ângulos que se olha, as belezas naturais são de tirar o fôlego.

Topo da Pedra da Tartaruga

Topo da Pedra da Tartaruga

Para os mais corajosos, o Desbravando Rio, oferece a opção de fazer rapel na Pedra da Tartaruga. São 45 metros de altura, de nível fácil e não precisa ter experiência no esporte, pois profissionais preparados e com equipamento adequado te orientarão e estarão com você durante toda a descida. O visual desse rapel é simplesmente incrível, com vista para as praias selvagens da região.

Rapel na Pedra da Tartaruga

Instrutor de Escalada Miguel do Desbravando Rio

Depois de apreciarmos as belezas de cima da pedra e tirar inúmeras fotos, retornamos pela mesma trilha. Em resumo, nós adoramos conhecer mais esse pedacinho lindo do Rio e nos aventurar em mais uma trilha. Para quem curte o combo: trilha, natureza, esporte radical e praias, a Pedra da Tartaruga é uma ótima pedida.

Algumas orientações importantes: como toda trilha é bom levar um kit de produtos essenciais como: repelente, protetor solar, água, lanches, óculos de sol, boné ou viseira, roupas e calçados confortáveis.

Quer conhecer esse e muitos outros lugares lindos? Entre em contato com a agência Desbravando Rio.

E-mail: contact@desbravandorio.com.br
www.desbravandorio.com.br
Tel.: (21) 98097-3419

POST APOIADO - Cortesia para duas pessoas na taxa paga a agência. O Vivi na Viagem tem o compromisso com os seus leitores e mantém a transparência dos serviços oferecidos.

Anteriores

O que fazer em Passa Quatro

Próximo

Promenade Palladium Leblon: Conforto e ótima localização

6 Comentários

  1. Kedma Serpa

    Parabéns pelo post , adorei!!
    Quero muito conhecer a trilha.

    Vivi como sempre está linda, adoro seus looks.

    bjs

  2. Andréa Novaes

    Adorei as dicas sobre a trilha!!!
    O nascer do Sol foi perfeito!

    Quero muito fazer!

    Bjs

  3. Olá Vivi!!! Este passeio é de+ mesmo! Também adorei fazer esta trilha, o visual é muito lindo!!! O post está lindo e com ótimas dicas, parabéns!!!

Deixe uma resposta

vivinaviagem © Copyright 2016 - Todos os direito reservados & Tema por Pontowebsites

Please wait...

Subscribe to our newsletter

Want to be notified when our article is published? Enter your email address and name below to be the first to know.