Pisa: Um bate e volta a partir de Florença

A Torre de Pisa é um dos monumentos mais famosos do mundo, por isso quando estive na Itália, em junho de 2015, não hesitei e fui conferir de perto essa atração. Como Pisa não oferece muitos atrativos, fizemos um bate e volta partindo de Florença de apenas metade de um dia.

Pisa está localizada na Toscana e é cortada pelo Rio Arno (rio que também passa em Florença) e fica aproximadamente a 1 hora de trem de Florença. A cidade é pequena, tranquila e muito bem preservada.

Como chegar em Pisa

Saindo de Florença, pegue um trem na estação Santa Maria Novella para Pisa San Rossore (trens regionais) ou Pisa Centrale (trens rápidos). Na época pagamos em torno de 8 euros pelo ticket, os 2 trens chegam em Pisa, a diferença é o tempo de viagem e o local de chegada. Quando fui, peguei o trem para Pisa Centrale, pois o tempo de viagem é menor para chegar em Pisa.

Chegando em Pisa pela estação Centrale, vá caminhando pela Via Francesco Crispi até a Torre por aproximadamente 20 minutos, aproveite para conhecer um pouco da cidade, mas você também pode ir de ônibus. Existem 2 linhas de ônibus com o trajeto até a torre, a linha 4 e a LAM Rossa, o ticket é válido por 1 hora e custa 1€, existem outros tickets com validade maior.

Se você chegar pela estação Pisa San Rossore, a caminhada para a torre será bem menor, aproximadamente 5 minutos.

Visitando Pisa

Como fomos caminhando da Estação Centrale até a Torre de Pisa, aproveitamos para sentir o clima da cidade. Um lugar tranquilo, limpo, bem cuidado e muito agradável, a cidade é cortada pelo Rio Arno e aproveitamos para tirar foto em uma das pontes que atravessamos. Não tem muita coisa para ver na caminhada, mas acho que valeu a pena andar um pouco pela cidade.

Ao chegar a Piazza Del Duomo, não tem como não ficar encantado com a Torre de Pisa. A inclinação da torre é bem grande, é impossível ficar indiferente a essa construção. É impressionante ver como ela ainda permanece de pé mesmo sendo tão inclinada.

A Torre de Pisa foi construída em 1174 e projetada para abrigar o sino da catedral da cidade de Pisa, mas essa inclinação não foi proposital. Quando a torre começou a ser construída, as fundações começaram a entortar levemente já na construção da terceira laje. Para corrigir isso, os engenheiros construíram andares um pouco maiores do lado mais baixo, o que em nada adiantou, pelo contrário, fez aumentar a instabilidade da construção. O que provocou a inclinação foi o fato da torre ter sido construída sobre um solo esponjoso.

Não deixe de tirar aquelas fotos tradicionais em perspectiva, que todo turista gosta de tirar. As fotos ficam hilárias e é bacana ver os turistas fazendo malabarismo para conseguir a foto mais bizarra possível. Eu tirei várias e adorei!!!

Se você quiser também tem a possibilidade de subir a torre, são cerca de 300 degraus até o topo, que oferece uma bela vista da cidade e do entorno. Você pode comprar o ingresso no dia, mas dependendo da época do ano, pode encontrar uma fila imensa ou mesmo nem achar ingresso. Aconselho a comprar com antecedência pelo site. Nós deixamos a subida para uma próxima oportunidade.

Em frente à torre fica o Duomo de Pisa, uma linda catedral de mármore em estilo Romântico Toscano, que é a sede da Arquidiocese de Pisa.

Ao lado Duomo fica o Camposanto Monumentale, um edifício retangular de 130 metros, que é um cemitério. Recebe este nome por acreditarem que o edifício foi construído à volta de um carregamento de terra santa, trazida do Gólgota durante a Quarta Cruzada por Ubaldo de’ Lanfranchi, um arcebispo de Pisa do século XII.

Atrás do Duomo está o Battistero, um edifício circular de 55 metros de altura e 35 metros de diâmetro, que é dedicado a São João Batista e é local de batismos. Sua construção foi iniciada em 1152, seguindo o mesmo estilo arquitetônico do Duomo, mas a obra foi interrompida e retomada 1 século depois por outro arquiteto, que deu um toque gótico ao edifício.

Depois de conhecer todas as atrações que queríamos em Pisa, fizemos o mesmo trajeto de volta, caminhamos 20 minutos até a estação e pegamos o trem. Gastamos apenas nossa manhã em Pisa, na volta ainda deu para aproveitar mais um pouco de Florença.

O bate e volta em Pisa é indispensável, poder ver e registrar um dos pontos turísticos mais falado em todo o mundo, vale toda a correria e esforço. Você não se arrependerá de fazer esse roteiro!!!

Anteriores

Novotel Porto Atlântico – Modernidade e Conforto no Rio de Janeiro

Próximo

Região do Lagos: Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio

24 Comentários

  1. Olá, deve ser bem divertido olhar para esse pessoal a tirar fotos hehehe Ainda não visitei Pisa, mas tenho a certeza de que se for visitir irei fezer o mesmo heeh. Boas viagens!

  2. Boas dicas. Pisa é uma cidade que deve estar em qualquer roteiro por Itália. Tem um ambiente muito interessante. Gostei.

  3. Que delícia! Eu lembro quando fui a Pisa alguns anos atrás e fiz exatamente como vc, fiz um bate e volta saindo de Florença. Era engraçado ver todo mundo fazendo aquela pose esquisita para a foto, muito legal!

  4. Que lindo!!! Acredita que ainda não fui à Itália?! Sempre disse assim: “só vou à Itália quando casar…” E esse dia nunca chegou! hahaha
    Acho que vou mudar isso logo logo e vou solteira mesmo! hahaha
    Parabéns pelo post! As fotos estão lindas!

  5. Pisa acabou por ser tornar num ícone Mundial. A torre ajuda, mas a cidade tem um ambiente giro. Vale bem o “bate e volta” recomendado 🙂 Parabéns pela ideia.

  6. Que passeio gostoso! Fiz o mesmo passeio há algum tempo, só que em vez de bate-e-volta, saí de Florença, passeei por Pisa e à noite peguei meu voo de volta pra casa, saindo de lá mesmo. Não tem jeito, mesmo, né? Todo mundo tem que fazer graça com a torre! 🙂

  7. Pisa (e Itália) está nos nossos planos faz um tempo. Estamos ainda decidindo se vamos aos “poucos” pelos países da Europa, ou se fazemos um Eurotrip e conhecemos um monte de coisa na mesma viagem. Mas Pizza não vai ficar de fora, com certeza. E sim, vamos tirar as fotos em perspectiva, hahaha.

  8. Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigada 🙂

  9. Realmente muito bom este post! Conteúdo Relevante!
    Gostei bastante do site, vou ver se acompanho toda semana suas postagens ou assim que me sobrar um tempo.
    Abraços 🙂

  10. Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigado 🙂

  11. Esssa é uma atração na Itália que eu quero muito conhecer! Desde pequena fico encantada com essa imagem da torre tortinha assim. Adorei o post e já favoritei porque achei bem legal as dicas que você dá pra esse bate e volta!

  12. Sempre que leio posts de bate e volta de Pisa fico pensando se realmente não tem nada mais para fazer na cidade. Mas pelo visto não tem mesmo hehehe. E depois da torre, tudo parecera desinteressante heheh

Deixe uma resposta

vivinaviagem © Copyright 2016 - Todos os direito reservados & Tema por Pontowebsites

Please wait...

Subscribe to our newsletter

Want to be notified when our article is published? Enter your email address and name below to be the first to know.