Passeio de Maria Fumaça em Bento Gonçalves

Foto by Jeff Nolasco

Em nossa primeira ida a Gramado em 2012, fizemos o Passeio de Maria Fumaça, uma das principais atrações e mais recomendadas da Serra Gaúcha, que passa por Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.

RESERVE SEU HOTEL EM GRAMADO 

O passeio é muito gostoso, vislumbrando lindas paisagens, com diversão dentro do trem e paradas para degustação de vinho, espumante e suco de uva. É uma verdadeira festa gaúcha, regada a muita música e bebidas típicas da região.

O embarque é feito na Estação Férrea de Bento Gonçalves e o retorno é feito de ônibus partindo de Carlos Barbosa. Contratamos esse passeio por uma Agência de Turismo de Gramado (não lembro qual) e o valor do passeio incluía a passagem de ônibus e a de trem já em horários pré-estabelecidos. Um ônibus nos buscou em nosso hotel e nos levou até a Estação de Trem de Bento Gonçalves, onde o passeio começa já com direito a degustação de vinhos.

Logo que a Maria Fumaça apita e parte para a viagem, começa a diversão com a apresentação de um grupo de teatro, músicos e outros artistas dando um verdadeiro show de alegria, transformando a viagem em um momento muito descontraído e animado. Dentro do trem são vendidos vinhos, cervejas, refrigerantes, sucos, em um carrinho que circula pelos vagões enquanto a festa acontece.

Foto by Jeff Nolasco

Após aproximadamente uns 40 minutos de viagem, chegamos em Garibaldi onde é feita a primeira parada de aproximadamente 15 minutos. Músicos gaúchos nos esperam na estação de trem com muita animação, além disso acontece mais degustação de vinhos, sucos e espumantes.

A Maria Fumaça apita novamente lembrando que é hora de voltar para o trem e continuar a viagem até o destino final em Carlos Barbosa. Essa é a última parada do trem e todos têm que descer. Em Carlos Barbosa é possível conhecer a loja da fábrica da Tramontina, que eu particularmente achei bem interessante.

Bem em frente a fábrica da Tramontina fica uma Casa de Vinhos e Queijos, onde é possível fazer degustação e comprar alguns produtos típicos da região. Fizemos a nossa comprinha ali e pegamos o ônibus de volta a Bento Gonçalves.

De volta a Bento Gonçalves, fomos conhecer a pequena Epopéia Italiana, trata-se de um Parque Temático que conta a saga da imigração italiana através de réplicas, filmes e ambientes que retratam o século XIX na região. São nove cenários com encenações dos atores, o espetáculo dura cerca de 45 minutos e termina com degustação de vinhos, suco de uva, biscoitos italianos e polenta frita. A visita está inclusa no ingresso do Trem Maria Fumaça.

Foto by Jeff Nolasco

Em resumo, vale muito a pena fazer esse passeio e separar o dia inteiro para aproveitar ao máximo. Nós adoramos o passeio e recomendamos!!!

Quer saber mais sobre esse destino?

ROTEIRO DE 5 DIAS EM GRAMADO

ONDE COMER EM GRAMADO E CANELA

UM DIA NO SNOWLAND – PARQUE DE NEVE

MUNDO DE CHOCOLATES PARQUE LUGANO

# PARA FACILITAR A SUA VIAGEM #

- Encontro o hotel ideal para sua viagem no Booking.com e garanta o melhor preço na sua hospedagem.

- Não deixe de fazer o seguro viagem com a Seguros Promo e viaje tranquilo. Utilizando o nosso código promocional (VIVINAVIAGEM5), você ganha 5% de desconto.

- Alugue um carro pela RentCars e faça seu próprio tempo e roteiro na sua viagem.

 

Anteriores

Roteiro de 5 dias em Gramado

Próximo

O que fazer em Passa Quatro

34 Comentários

  1. Nós fizemos essa passeio 10 anos atras em nossa lua de mel. Estamos indo pela terceira vez pra serra gaucha, mas nunca mais conseguimos incluir nosso roteiro. 🙁

  2. Que maravilha de passeio! Não conhecia, espero ter a oportunidade de fazê-lo um dia!

  3. esse passeio deve ser tão romântico, tenho muita vontade de ir a Gramado, todo mundo fala que são tantas coisas pra se fazer, achei interessante o passeio de Maria Fumaça, pois fiz um parecido de Ouro Preto a Mariana!

  4. Dica super bacana, deve ser realmente um passeio muito gostoso e cheio de atraćões legais

  5. Nossa, Vivi, sabe quanto tempo tem que fiz esse passeio? 10 anos! Agora que me dei conta! Lembro que na época eu adorei, mas queria fazer de novo hoje para ver se acharia o mesmo.

  6. Quanta animação neste passeio! Música, degustações, comprinhas…. Adorei!!! Dica anotada para quando eu voltar ao RS.

  7. O passeio parece ser bem animado, ainda mais com degustação de vinhos.. A Serra Gaúcha é mesmo uma delicia! 🙂

  8. Ahhh quero fazer esse passeio!! Adorei a sua descrição, me deu muita vontade de ir!
    Beijos

  9. Quantas atrações em um único passeio! Adorei!

  10. Acho um sonho esse passeio e me doeu não realizá-lo quando estive em Gramado. Fiquei sonhando ainda mais com ele.

  11. Debora Valadao

    Ola, qual a duração deste passeio?

  12. Que passeio delicioso. Com vinho e espumante, fica ainda melhor!

  13. Esse passeio deve ser realmente muito legal. Adorei!!

  14. Que demais!! Deve ser um passeio muito legal! Eu fiz a viagem de trem de BH a Vitória, mas nunca andei de Maria Fumaça :/ Já botei na listinha, rs

  15. Que passeio lindo! E essa degustação de vinhos e espumantes? Amei! Parabéns pela matéria.

  16. Esse passeio é ótimo, foi um dos melhores momentos da nossa viagem, fizemos em 2015, mas a energia maravilhosa é a mesma. Adorei o post!

  17. Pedro Guedes

    Boa noite!
    Tu lembra o valor? O almoço estava incluso?

  18. Edvaldo

    Ótimo blog!!! Gostaria de saber se é possível comprar malhas e couros nesse passeio…

    • Obrigada! O passeio é bom para comprar vinhos e queijos. O melhor para comprar couros e malhas é na estrada que vai de Porto Alegre para Gramado. Existem muitas lojas do gênero nessa região. Bjs

Deixe uma resposta

vivinaviagem © Copyright 2016 - Todos os direito reservados & Tema por Pontowebsites

Please wait...

Subscribe to our newsletter

Want to be notified when our article is published? Enter your email address and name below to be the first to know.