Dicas de Penedo

Penedo é um dos destinos mais procurados no Rio de Janeiro por aqueles que querem curtir a natureza e relaxar. Localizado a aproximadamente 2:30hs da capital, é um ótimo destino para curtir o final de semana ou simplesmente fazer um bate e volta. Por isso, preparamos algumas DICAS DE PENEDO para vocês!

Nós já estávamos com vontade de voltar a Penedo, estivemos por lá em outubro de 2010, ou seja, quase 7 anos atrás. Então, aproveitamos os dois últimos dias de férias que nos restaram e fomos descansar em Penedo.

Penedo é distrito de Itatiaia e está bem perto das divisas estaduais de São Paulo e Minas Gerais. Com ares de interior e arquitetura em estilo finlandês, o lugar encanta pelo clima ameno, pela mata verde e pela boa gastronomia.

Como chegar

Localizada a 195 km da Cidade Maravilhosa e a 270 km da capital paulista, o acesso a Penedo se faz pela Rodovia Presidente Dutra (BR-116). Na altura de Resende, você deve pegar a saída 311 sentido Penedo e Visconde de Mauá. Basta seguir as placas e você chegará no portal de entrada do vilarejo.

Onde ficar

Penedo possui muitas opções de hospedagens para todos os gostos, existem pousadas com estilo mais romântico para casais e até aquelas repletas de atração para agradar toda a família. Nessa nossa última ida a Penedo, decidimos ficar na POUSADA SANTA FÉ PENEDO e adoramos. A pousada possui ótima infraestrutura, boa localização e uma vista incrível. Uma ótima opção para descansar, relaxar e curtir lindos dias.

RESERVE AQUI O SEU HOTEL

Onde Comer

Penedo também é conhecido pela sua ótima gastronomia baseada nos chocolates e nas trutas. São muitas opções de restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias e chocolaterias, que irão te garantir alguns quilinhos a mais no fim da viagem.

Em nosso primeiro dia em Penedo, fomos logo procurar um restaurante que servisse o famoso rodízio de fondue. O clima de Penedo é super propício para esse tipo de culinária, jantamos no Restaurante Buccanero, que possui ambiente agradável, atendimento familiar e comida muito saborosa. O rodízio de fondue é farto, variado e muito gostoso.

No segundo dia, almoçamos no Restaurante Aglio e Olio, eu escolhi um fettuccine de truta com camarões e o André um espaguete a pomodoro com camarões. As porções individuais eram muito bem servidas, era possível dividir um prato para duas pessoas. Os dois pratos estavam muito saborosos.

A tarde dividimos um fondue de chocolate na Gelateria Tonttulakky, que fica na Pequena Finlândia. Uma verdadeira delícia!!!! Bom ressaltar que o chocolate de Penedo é artesanal, o que deixa o fondue ainda mais gostoso.

Um lugar bem tradicional e super animado é a Casa do Fritz. Uma choperia e restaurante alemão com música ao vivo e que costuma ficar cheio nos finais de semana.

O que fazer

Penedo é bem pequenininha, um lugar propício para relaxar e descansar. Minha dica é começar o dia conhecendo as cachoeiras, se tiver calor é possível aproveitar o dia todo se banhando nelas.

– Três cachoeiras

A primeira delas fica a uns 3km do centro de Penedo e se chama Três Cachoeiras. Ela recebe esse nome porque é formada por três quedas d’água, é a que fica mais cheia no verão, por ser a mais próxima ao centro.

– Cachoeira de Deus

Mais 2km acima fica a Cachoeira de Deus, considerada a mais bonita da região. Para chegar até ela, é preciso fazer uma pequena trilha de aproximadamente 200 metros dentro da mata. Possui um bom espaço para banho e é realmente linda.

– Poço das Esmeraldas

Subindo a estrada mais 2km, encontramos o Poço das Esmeraldas. Um poço de águas límpidas e de coloração verde esmeralda, ótimo para banho nos dias de calor.

– Três Bacias

Continuando a subida, chegamos até a cachoeira Três Bacias. Formada por três pequenos bolsões de água, muito bonita, mas não é ideal para banho.

A tarde aproveite para caminhar e conhecer o centrinho de Penedo. Você encontrará diversas lojas de artesanato, produtos locais e gastronômicos.

– Pequena Finlândia

Uma parada mais que obrigatória é a Pequena Finlândia, uma espécie de shopping com arquitetura em estilo finlandês. Além das diversas lojas e chocolaterias, você também encontrará a tão falada Casa do Papai Noel.

– Museu Finlandês

Um pequeno, mas interessante museu, que conta a história da Finlândia e da imigração para Penedo através de centenas de objetos.

– Shopping Vale dos Duendes

Outro lugar ótimo para passear a pé e ainda fazer várias comprinhas é o Shopping Vale dos Duendes. Lá você encontra desde roupas e acessórios para casa até produtos gastronômicos locais. Uma perdição!

– Fábrica de Chocolate

Não deixe de visitar uma das fábricas de chocolate de Penedo e comer os deliciosos chocolates artesanais. O legal é também poder conhecer um pouquinho do processo de fabricação.

– Passeio de Trenzinho

No centro você também tem a opção de fazer um passeio de trenzinho pelos principais pontos turísticos de Penedo. O passeio tem duração de 1 hora e custa 20 reais por pessoa.

Além de tudo isso, em Penedo você ainda encontra opções de passeios de quadriciclo, cavalgada e jeep tour. Nós adoramos retornar a Penedo e compartilhar essas dicas com vocês.

Esperamos que vocês também tenham gostado!

# PARA FACILITAR A SUA VIAGEM #

- Encontro o hotel ideal para sua viagem no Booking.com e garanta o melhor preço na sua hospedagem.

- Não deixe de fazer o seguro viagem com a Seguros Promo e viaje tranquilo. Utilizando o nosso código promocional (VIVINAVIAGEM5), você ganha 5% de desconto.

- Alugue um carro pela RentCars e faça seu próprio tempo e roteiro na sua viagem.

Anteriores

Pousada Santa Fé: Paz e Sossego em Penedo

Próximo

Promenade Angra: muito mais que um hotel

21 Comentários

  1. Os meus lugares favoritos são os bem pequenos e tranquilos… E Penedo parece ter tudo isso… além de uma beleza bem interessante. Dica anotada 🙂

  2. Penedo é nosso ‘refúgio’ quando queremos um tempinho fora do caos de São Paulo. Adoramos!

  3. Como a cidade é lindinha, Adorei a arquitetura das casinhas! Parece ser um lugar lindo, ótimo pra descansar e comer (que delícias viu!). Hahah. Ótimo post!

  4. Eu não sabia que existia uma comunidade finlandesa em pleno interior do Rio. Que loucura! Adorei!

  5. Curti demais essa indicação de viagem! Penedo parece ser uma cidade ideal para descansar e para ter contato com a natureza. Tem tudo a ver comigo! Quero conhecer também!

    Um abraço!

  6. Que saudade de cachoeira e de fondue! Penedo é uma graça mesmo, tem um clima muito gostoso, adoro esse lugar!

  7. Oi Viviane! Acredita que não conheço Penedo??? Já fui a Maromba, a Visconde de Mauá e a Maringá, mas nunca consegui ir a Penedo. Vergonha!!! E parece ser uma cidadezinha encantadora mesmo!!! Post salvo para consultas futuras… Parabéns! Abraços. Carolina.

  8. Quem liga mesmo para uns quilinhos a mais diante de tantas gostosuras?! Fiquei super curiosa com a museu sobre a migração finlandesa (isso por si só já me levaria até Pendo) e encantada com a fofurice desse lugar e as belas paisagens!

  9. Nossa, que delícia! Quanta coisa boa junto! Fiquei babando com as cachoeiras, com a pousada deliciosa e com as comidinhas! Hmmm! Parece um ótimo destino pra curtir a dois!

  10. Que interessante essa cidade, nunca tinha ouvido falar!
    Fiquei com vontade de comer esse fondue, pareceu uma delicia.

  11. Penedo parece ser bem tranquila e simpática. Não fazia ideia que havia uma pequena Finlândia! Que interessante 🙂

Deixe uma resposta

vivinaviagem © Copyright 2016 - Todos os direito reservados & Tema por Pontowebsites

Please wait...

Subscribe to our newsletter

Want to be notified when our article is published? Enter your email address and name below to be the first to know.