Congonhas: A Cidade dos Profetas

A pequena cidade de Congonhas em Minas Gerais, também conhecida como Cidade dos Profetas, abriga um dos maiores monumentos barrocos do mundo. O Santuário de Bom Jesus dos Matosinhos com as famosas esculturas dos doze profetas em tamanho real, feitas pelo artista Aleijadinho, é visitada por milhares de turistas durante o ano inteiro.

Conheça Congonhas: A Cidade dos Profetas

Com pouco mais de 50 mil habitantes, Congonhas possui um grande número de obras de arte do escultor Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho.  Os principais atrativos de Congonhas são: Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Romaria, Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Igreja do Rosário, Museu da Imagem e Memória, Museu de Congonhas e o Parque da Cachoeira.

Nossa passagem por Congonhas foi muito rápida, ficamos apenas meio dia na cidade, mas amamos tudo o que conseguimos conhecer. Como passamos o final de semana em Ouro Preto, decidimos que no retorno para casa passaríamos em Congonhas e assim fizemos. De Ouro Preto até Congonhas levamos aproximadamente 1 hora de viagem.

Santuário de Bom Jesus dos Matosinhos

A nossa primeira parada foi no Santuário de Bom Jesus dos Matosinhos. O Santuário é lindíssimo, no pátio da Igreja ficam os 12 profetas feitos de pedra sabão e logo a frente as 6 capelas conhecidas como Jardim dos Passos, é impossível não ficar perplexo com tamanha beleza. Considerado Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade é um bem tombado pelo IPHAN desde 1985, o Santuário foi construído em várias etapas durante os séculos XVIII e XIX por vários mestres, artesãos e pintores, como o Aleijadinho e Manuel da Costa Ataíde, é considerada uma das maiores realizações do barroco brasileiro.

Museu de Congonhas

Construído ao lado do Santuário Bom Jesus de Matosinhos, o Museu de Congonhas foi inaugurado em 15 de dezembro de 2015. Projetado pelo arquiteto Gustavo Penna, tem sala de exposições, biblioteca, auditório, ateliê, espaço educativo, cafeteria, anfiteatro ao ar livre e áreas administrativas. Um museu interativo com o objetivo de preservar a memória e a história da cidade de Congonhas. O ingresso para o museu custa 10 reais e ele funciona de terça a domingo das 9h às 17h. Vale muito a pena conhecer!

Romaria

Construída no início da década de 30, a Romaria era uma pousada constituída de um conjunto de casas baixas, fechando um círculo ao redor de um imenso pátio. A Romaria servia de abrigo aos pobres, que vinham a Congonhas todos os anos para os festejos do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Hoje abriga uma grande estrutura destinada à preservação da história, da cultura, das artes, do lazer e do turismo em Congonhas.

Congonhas foi uma maravilhosa surpresa nessa viagem a Minas Gerais. A cidade preserva muita história e arte para os que a visitam, por isso em sua próxima viagem a Minas Gerais, não deixe de incluir um dia para a Cidade dos Profetas.

Quer saber mais sobre Minas Gerais?

O QUE FAZER EM IBITIPOCA

O QUE FAZER EM PASSA QUATRO 

ROTEIRO DE DOIS DIAS EM OURO PRETO

ROTEIRO DE UM DIA EM BELO HORIZONTE

# PARA FACILITAR A SUA VIAGEM #

- Encontro o hotel ideal para sua viagem no Booking.com e garanta o melhor preço na sua hospedagem.

- Não deixe de fazer o seguro viagem com a Seguros Promo e viaje tranquilo. Utilizando o nosso código promocional (VIVINAVIAGEM5), você ganha 5% de desconto.

- Alugue um carro pela RentCars e faça seu próprio tempo e roteiro na sua viagem.

Anteriores

Roteiro de 3 dias em Florença

Próximo

Onde comer em São Paulo

19 Comentários

  1. Certamente , indo a Minas, um passeio obrigatório.
    Ainda não conhecemos, mas temos muita curiosidade em visitar essa parte histórica do estado.

  2. Congonhas é uma linda cidade com muita história do Brasil e também com muita arte, suas fotos me fez lembram minha infância quando viajei para lá.

  3. Essa é uma das cidades que ainda falta conhecer em Minas Gerais. Acho que fica legal combinar o roteiro com Ouro Preto como fizeram né e ver as esculturas do Aleijadinho.

    Abraços

  4. Cidade maravilhosa! Dá um orgulho de ver tanta beleza made in Brasil! Fiquei babando com as fotos do post e louca pra pensar em um roteiro pra conhecer essa maravilha! Demais!

  5. Essa cidade respira arte e mostra muito da nossa história. Com certeza é visita obrigatória. As fotos são lindas e a cidade é fotogênica. Adorei o post!

  6. nuss eu nao sabia q essa igreja ai era em congonhas! sempre aparece nas fotos, mas como nunca visitei MG nao sei de muita coisa, ainda bem que existem os blogs de viamge aueaheu e achei esse museu bem modernoso pra cidade, um constraste!

  7. Quero muito conhecer mais este pedacinho mineiro, este estado possui muita história e lugares incríveis. Adorei o post.

  8. Estas cidades mineiras são incríveis! Nós temos muita vontade de conhecê-las! Uma mais bonita que a outra! Adorei conhecer Congonhas através do seu post!

  9. Deisy Rodrigues

    Tanto lugar maravilhoso no Brasil que a gente não conhece, adorei a cidade e com certeza vou tentar me programar quando estiver em Minhas, que preciso mesmo fazer um roteiro.

  10. Que delícia de lugar! Em meio dia dá pra conhecer isso tudo, que beleza!

Deixe uma resposta

vivinaviagem © Copyright 2016 - Todos os direito reservados & Tema por Pontowebsites

Please wait...

Subscribe to our newsletter

Want to be notified when our article is published? Enter your email address and name below to be the first to know.